Sobre o autor e o blog

Meu nome é Fernando Mendes, sou jornalista e tutor de animais silvestres e exóticos desde 2014. Como a maioria das pessoas que entram para esta comunidade, iniciei com animais não legalizados, ou seja, comprados de criadores sem autorização do Ibama para manejo de fauna. Não eram animais capturados da natureza. Essa preocupação eu sempre tive. Infelizmente a desinformação e o fácil acesso acaba nos levando a esse caminho quando iniciantes.

boa constrictor occidentalis
Golda: boa constrictor occidentalis (BCO)

Hoje todos os meus animais são oriundos de criatórios comerciais legalizados e em conformidade com a legislação. Tenho 7 serpentes e 2 lagartos. Segue a lista de espécies:

Serpentes

  • Jiboias
    • Boa constrictor constrictor (BCC) – Jiboia
    • Boa constrictor amarali (BCA) – Jiboia do Cerrado
    • Boa constrictor occidentalis (BCO) – Jiboia Argentina
  • Jiboias arco-íris
    • Epicrates assisi (EA) – Jiboia Arco-íris da Caatinga
    • Epicrates cenchria (EC) – Jiboia Arco-íris da Amazônia
    • Epicrates maurus (EM) – Jiboia Arco-íris do Norte ou Colombiana
  • Python
    • Python regius – Python Ball ou Píton-real

Lagartos

  • Salvator merianae – Teiú-gigante
  • Iguana iguana – Iguana-verde
Reptile room
Reptile room

Pensei em criar esse blog devido a carência de informações organizadas e em Português sobre pets não convencionais. Aqui, pretendo adaptar linguagem de produções de pesquisadores, biólogos e veterinários para aplicação no dia a dia de quem tem esses animais em casa e buscam dar o melhor ambiente e vivência para eles. Pois sabemos que amor já temos e muito.

Pretendo falar das mais variadas espécies de serpentes, lagartos, insetos, tartarugas e jabutis. Aves e roedores não estão no foco deste blog, a não ser quando usados como alimentação de outros animais.

As informações são produzidas a partir de leituras de trabalhos acadêmicos, livros, cursos e entrevistas com profissionais experientes e renomados. Além de falarmos das características destes animais, vamos conversar também sobre terrário, substrato, alimentação, troca de pele, reprodução e qualquer outra dúvida que surgir em nosso dia a dia e que as respostas possam ser útil para mais pessoas.

Como há muita informação rica circulando nas redes sociais, a ideia é filtrar todo esse conhecimento aqui também, de forma organizada e de fácil acesso. Tanto para veteranos, quanto para os iniciantes. E lógico, também corrigir informações erradas e combater fake news.

Boa constrictor constrictor
Harvey: boa constrictor constrictor (BCC)

O principal objetivo deste blog é fornecer informações úteis, de forma clara, para que o bem estar destes animais seja garantido. É muito importante estudar bastante antes de decidir ter um animal exótico como pet. Importante ressaltar que a regularização e a legislação referentes a estes bichos ainda precisa ser melhorada no Brasil.

Sinta-se à vontade em participar deste espaço, inclusive com críticas. Mande fotos do seu animal, relatos de experiências e dicas de cuidados, manejo e acessórios. Somos uma comunidade e queremos fortalece-la! Meu e-mail é fernando@meuexotico.com e você também encontra mais informações no Instagram e no Facebook. Vamos interagindo!

Gratidão! 🙏

Fernando Mendes